27 de maio de 2015

10 razões para amar artesanato

Há infinitas razões para amar artesanato, mas não há páginas suficientes no mundo para escrever todas elas. Então, podemos resumir tais razões em cinquenta poderosos tópicos que vão despertar o artesão que existe dentro de cada um de nós.  Mas antes, vamos entender o que é artesanato? Artesanato é um trabalho realizado manualmente. Ele é fonte de terapia e renda para muitas pessoas que empregam uma porção generosa de carinho em cada peça.

Houve um tempo em que artesanato era muito desvalorizado, porém, hoje isso mudou e ele é muito estimado. Está nas lojas, nas ruas, na tv, na internet e em quase todos os lugares. E, os responsáveis por essa valorização, são os próprios artesãos, que colocaram as artes na moda e não tiveram medo de exporem o preço justo nos trabalhos.


Enfim, artesanato transforma vidas, cria laços de amizade e se potencializa cada vez mais na nossa cultura. Até mesmo quem é artesão há tanto tempo, ainda tem muito que aprender e redescobrir em cada técnica.

1.       Artesanato auxilia na coordenação motora

Trabalhos manuais são perfeitos para nossa coordenação motora olho-mão. E o que significa coordenação motora olho-mão? Como o próprio nome já diz, essa capacidade, envolve os olhos e as mãos. Por exemplo, para fazermos uma pintura, precisamos dos olhos para nos orientar com as cores, os detalhes, os traços do desenho, entre outros e com nossas mãos colocamos a pintura em prática. Manuseamos o pincel em cada contorno.

2.       O passa tempo mais perfeito que existe

Quando não temos nada para fazer, ficamos ansiosos e entediados. As artes são ótimas maneiras de preencherem as horas vagas. A pessoa que escreveu esse post, adora fazer crochê no tempo que sobra do seu horário de almoço do emprego. Em uma semana, ela consegue confeccionar, pelo menos, três pares de sapatinhos de bebê.

3.       Autoestima nas alturas

Quando fazemos artesanato, nos sentimos úteis e felizes com o resultado das nossas peças. E, ainda que algo tenha saído errado, damos boas risadas, como por exemplo, quando nossa costura sai torta. Que frustração (só que não, hahaha)! Porém nós queremos mesmo, é que nossos trabalhos ficam lindos, por isso fazemos outra vez e muitas outras vezes até chegar ao resultado perfeito. Nesse momento, as pessoas elogiam, querem e encomendam nossos trabalhos e nos sentimos realizados.

4.       Presente para sempre ser lembrado

Nossa criatividade é muito valiosa, especialmente, quando a usamos na confecção de um belo presente para a pessoa amada. Algo único tem um valor inestimável e tanto quem presenteia, quanto quem ganha jamais esquece.

5.       Laços de amizades

As amizades entram nas nossas vidas, na medida em que vamos expondo nossas artes para o mundo. Através da internet, das encomendas, nas trocas de receitinha com outros artesãos, por exemplo. Passamos a conhecer novas pessoas e assim surgem amizades maravilhosas.

6.       Graninha extra com hobby

Quando fazemos nossas peças com muito carinho, elas se tornam absolutamente incríveis, as pessoas se apaixonam e querem encomendá-las.  Isso acontece automaticamente, fazemos para casa, para presentar até a primeira encomenda, a segunda, depois a terceira e assim por diante. Pouco a pouco, o que era um hobby passa a ser um pequeno negócio. 

7.       Aprender cada dia mais

Nós aprendemos com cada curso, receita, pesquisa que fazemos. E, aprender coisas novas é muito importante para a mente. O tempo livre pode ser muito aproveitado, na verdade, quando aprendemos, estamos investindo em nós.  Não podemos nos preocupar em errar, pois haverá muitas outras oportunidades.

8.       Ensinar é uma arte impagável

Se aprender é muito bom, transmitir conhecimento é melhor ainda. Se sabemos fazer crochê, da maneira que aprendemos, podemos repassar essa arte para alguém. É subitamente gratificante praticar isso. É muito importante passar nossos conhecimentos para alguém.

9.       Ter algo para falar com orgulho

Puxa, falar de algo que gostamos faz tão bem! Não cansamos de falar e as pessoas admiram tanta paixão.

10.   Ser referência no que faz

Quando sabemos algo e fazemos com capricho tornamos referência, ou seja, tornamos reconhecidos pelas nossas artes. Vamos ler esse pequeno diálogo com atenção:

_ Você conhece alguém que faça tapetes artesanais?

_Sim. Conheço uma senhora que faz os tapetes mais lindos que já vi nessa cidade.

Conclusão, vimos que a senhora mencionada do diálogo é uma referência no seguimento de tapetes artesanais.

Espero que tenham gostado!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu, portanto fique à vontade para escrever o que você pensa. Vou ficar muito feliz com as suas opiniões e tentarei melhorar no caso de crítica. Só não vale comentar ultilizando palavras de baixo calão e fazer ofensas ao blog. Será muito triste se você tiver alguma coisa contra esse site, pois o que eu faço aqui é com muita dedicação e cada seguidor é uma conquista, mas, se esse, for o caso você pode expor os seus contras através do email que fica no íncone contato. Obrigada por tudo o que você faz aqui.